ÓLEO DE COCO – SEUS BENEFÍCIOS!
A gordura presente no óleo de coco, retarda o esvaziamento gástrico dando uma maior saciedade. Por este motivo é considerado um coadjuvante do emagrecimento. O óleo de coco tem um alto teor de triglicerídeos de cadeia media, o ácido láurico e o caprílico, que são facilmente utilizados pelo fígado, dificultando assim seu estoque, sendo uma das diferenças em relação a outros tipos de óleos. Também, são metabolizados rapidamente, já que não necessitam da presença da carnitina para entrarem nas mitocôndrias e, consequentemente não aumentam os níveis das lipoproteínas LDL e VLDL, pois não são transportadas por elas. Ainda, o ácido láurico, tem a função de gerar energia na célula de forma acelerada, aumentando o gasto energético do organismo, auxiliando na perda de peso.
O óleo de coco é rico em substâncias antioxidantes que apresentam propriedades funcionais benéficas a nossa saúde, como:
1 – Melhora o funcionamento do intestino;
2 – Reduz a gordura abdominal;
3- Reduz o colesterol ruim;
4- Combate a celulite e a flacidez;
5- Retarda o envelhecimento.
Para que o óleo de coco tenha algum efeito benéfico no organismo o recomendado é de 30ml/dia, o que equivale a 2 colheres de sopa. Pode ser utilizado no preparo dos alimentos, no lugar da manteiga (colocando o óleo de coco na geladeira, ele atinge uma consistência pastosa), para temperar a salada. Porém de nada adianta consumir o óleo de coco e continuar tendo uma alimentação com excesso de alimentos industrializados, frituras, salgadinhos. Para que a perda de peso ocorra é necessário a associação entre o óleo de coco e uma reeducação alimentar, ou seja, uma alimentação saudável.
Pessoas com acúmulo de gordura no fígado ou com esteatose não é recomendado o uso do óleo de coco.