JEJUM INTERMITENTE
Você sabe o que é o jejum intermitente?
Como tenho recebido muitos pacientes com dúvidas se pode fazer, o que é ou que já chegam relatando que fazem o jejum mas não sabem se fazem certo resolvi falar dele ?.
O Jejum intermitente intercala períodos de jejum com períodos de alimentação. Tem como principal objetivo fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura como fonte de energia e tenha a perda de massa gorda.
Nos períodos de jejum só pode ser ingerido liquidos que não possuem calorias, como água, chás e café sem açúcar.
Existem vários tipos de jejum intermitente: jejum de 12 horas, sistema leangains e protocolo coma pare coma.
Na verdade o jejum intermitente significa ficar um determinado período sem comer. Esse período pode ser de 12, 14, 16 ou até 24 horas conforme o objetivo de cada pessoa. Quem irá determinar isso junto com o paciente é o nutricionista. O acompanhamento nutricional nesse momento será essencial para que não falte nenhum nutriente.
Normalmente o período de jejum é feito de madrugada e pela manhã, ou seja, o jantar é a última refeição do paciente e ele irá comer somente no outro dia próximo e/ou no almoço.
Uma outra dúvida frequente é se eu fizer o jejum intermitente irei perder massa muscular?! Isso não irá acontecer, se sua alimentação for balanceada e saudável, se você tiver a ingestão adequada de carboidratos e proteínas.
Quem não pode fazer o jejum: grávidas, mulheres que estejam amamentando, diabéticos que façam uso de medicação e crianças.
Elaborado pela nutricionista Erika Fantaguci Chuqui Araújo
(11) 4106-8054/ 9.9938-6990